Câmara Municipal de Cachoeiras de Macacu realiza 1ª Sessão Extraordinária de 2026.

por Câmara Municipal publicado 24/01/2026 12h30, última modificação 24/01/2026 13h17
O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiras de Macacu, RJ, Vilmar Pereira da Silva (Lolô Eletricista), convocou os senhores vereadores para a 1ª Sessão Extraordinária do Primeiro Período Legislativo de 2026. A sessão aconteceu na sexta-feira, dia 23/01, às 10h, no plenário Vereador Fernando de Queiroz Teixeira, na rua Ibraim Barrozo, 97, Parque Veneza.
Câmara Municipal de Cachoeiras de Macacu realiza 1ª Sessão Extraordinária de 2026.

1ª Sessão Extraordinária de 2026

O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiras de Macacu, RJ, Vilmar Pereira da Silva (Lolô Eletricista), convocou os senhores vereadores para a 1ª Sessão Extraordinária do Primeiro Período Legislativo de 2026. A sessão aconteceu na sexta-feira, dia 23/01, às 10h, no plenário Vereador Fernando de Queiroz Teixeira, na rua Ibraim Barrozo, 97, Parque Veneza.

O objetivo da sessão era eleger as comissões permanentes para o ano de 2026 e tratar sobre o Projeto de Lei Ordinária com vista a alteração de função de partes das despesas da Secretaria Municipal de Assistência Social, políticas para mulheres e do fundo municipal de assistência social, em regime de urgência. Além de também discutirem sobre Projeto de Lei Ordinária de autoria do Poder Executivo que autoriza reajuste salarial a servidores das outras providências, em regime de urgência. As comissões foram estabelecidas e os dois Projetos de Lei foram aprovados pela maioria.

Ainda durante a sessão, o presidente da casa informou a todos que a Câmara estará criando novas Comissões e chamou a atenção para a ausência de uma Comissão de Agricultura, que represente o setor Agrícola de Cachoeiras de Macacu, uma cidade que tem como uma de suas engrenagens principais o campo e seus trabalhadores, e é um dos maiores produtores agrícolas do estado do Rio de Janeiro. Relembrou também a importância da criação de uma Comissão do Esporte e Turismo. O objetivo da criação dessas novas Comissões seria fortalecer esses segmentos.

A sessão foi encerrada com os devidos cumprimentos e o aviso de que a próxima sessão ordinária será realizada no dia 24 de fevereiro, terça-feira, às 10h, também no plenário da Câmara.

 

Resultado da Eleição das Comissões Permanentes e aprovação de Projetos de Lei da Câmara Municipal de Cachoeiras de Macacu para o ano de 2026.


Denominada como Chapa A, as comissões listadas a seguir foram aprovadas pela maioria dos vereadores da casa.

1. Comissão de Justiça e Redação: Relator Demilson Monteiro (PP), Vice Relator: Thiago da Silva Teixeira (PMB), Membro: Celio Maciel (Solidariedade). (12 votos favoráveis e 2 contrários)

2. Comissão de Finanças e Orçamento: Relator: Thiago da Silva Teixeira (PMB), Vice Relator: Rogério de Souza (AGIR) e Membro: Edvaldo Pereira de Souza (PL) (10 votos favoráveis e 4 contrários)

3. Comissão de Saúde, Educação e Cultura: Relator: Nilton Matoso Viana (PP); Vice Relator: Fabrício de Araújo Souza (PL) e Membro: Rogério de Souza Ramos (AGIR). (9 votos favoráveis e 5 contrários)

4. Comissão de meio ambiente, obras e serviços públicos: Relator: Edvaldo Pereira de Souza (PL): Vice Relator: Gilberto da Siva Azevedo (PRD) e Membro: Hugo Guida de Miranda (PP). (8 votos favoráveis e 6 contrários).

5. Comissão de defesa do consumidor e usuários de transporte coletivo: Relator: Fabrício de Araújo Souza (PL), Vice Relator: Gilberto da Silva Júnior (PRD) e Membro: José Lucas Stutz Delgado Pinto (PP). (9 votos favoráveis e 5 contrários)

Os dois Projetos de Lei em discussão também foram aprovados majoritariamente.

Projeto de Lei Ordinária, de autoria da Poder Executivo, que dispõe sobre alterações na Lei Municipal n° 2.703/2025 - LOA 2026 e Lei Municipal n° 2.704/2025- PPA 2026-2029, com vistas a “alteração de função de parte das despesas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para Mulheres e do Fundo Municipal de Assistência Social, e da outras providências”, protocolado sob o número 0017/2026, em 12/01/2026, em Regime de Urgência.

Projeto de Lei Ordinária, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza reajuste salarial a servidores e dá outras providências", protocolado sob o número 0018/2026, em 13/01/2026, em Regime de Urgência.

 

Assista no Canal do Youtube pelo link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=Gz1FRrgmOgo